Assinala-se hoje, 8 de setembro, o Dia Internacional da Alfabetização e/ou das Literacias.
Celebrado anualmente, após ter sido proclamado pela Unesco em 1966, o assinalar da data tem como primordial objetivo, reforçar a importância do domínio das Literacias, isto é: saber ler, escrever e dominar minimamente a base das tecnologias de informação e comunicação.
Estima-se que em Portugal existem mais de trezentos mil adultos analfabetos e, mais de dois milhões de pessoas incapazes de compreender o que leem e, por conseguinte, com necessidade de adquirir competências digitais básicas.
Considera-se de capital importância investimentos, a par de todo um outro tipo de iniciativas municipais que possam ser levadas a cabo em prol da diminuição destas lacunas, potenciando a igualdade de oportunidades e de acesso de todas as pessoas, dotando-as das capacidades necessárias a uma vivência e integração plena, pessoal e profissional.
A disponibilização de estruturas e das respetivas valências, existentes na Biblioteca e no Museu Municipal constituem-se, como alguns dos pilares naturais que visam alcançar os propósitos da Alfabetização e do combate às Literacias.
Sendo a cultura e o saber, baluartes incontornáveis no desenvolvimento de um qualquer território, o Município de Carregal do Sal tem tido o engenho e a arte de acompanhar as iniciativas do Governo Central apoiando, o desenvolvimento de iniciativas especialmente destinadas para que os adultos possam estar, num futuro próximo, mais capacitados e melhor preparados para os desafios desta sociedade da informação e comunicação, tendo desenvolvido, ao longo dos anos, inúmeros projetos associados às temáticas em questão.
O Município de Carregal do Sal entre outros, assumiu, assume e assumirá um compromisso de disponibilizar o acesso à internet, de forma gratuita, proporcionando possibilidades reais de aprendizagem e de fruição das novas tecnologias, num mundo que se apresenta, incontornavelmente cada vez mais globalizado e globalizante.